Cabo Verde — Barlavento · Santo Antão
a caminho de Caetano
25 de fevereiro de 2022
A caminho da pequena aldeia de Caetano, inserida no Concelho de Ribeira das Patas, deparamo-nos com um maciço rochoso que ressoa as “vozes” de tudo o que se passa em redor da montanha. Os sons mais longínquos dos animais, dos humanos nas suas lides diárias e as vozes dos mininu no recreio da escola em Chã de Morte.
As acácias também se fazem notar. Os ramos sêcos e maltratados agitam-se à mais pequena brisa provocando um som grave.
Inesperadamente, a música de outras paragens toma conta do vale, criando uma certa dissonância geográfica entre a realidade dos grandes centros urbanos, e a quietude da aldeia mais próxima.
descarregar a pista sonora
mp3 · 4,4 MB
o lugar
Ribeira das Patas, Santo Antão
17° 2′ 19,3″ N, 25° 13′ 12″ O abrir no mapa ↗
registo
- imagem
- câmara
- Xiaomi M2101K9G
- exposição
- 4,695 mm · f/1,79
- som
- gravador
- Zoom H4N-Pro
- duração
- 3:48
- formato
- 44.100 Hz · 16 bits · estéreo
como contemplar
- Feche os olhos e concentre-se no que ouve. Primeiro procure escutar todos os registos sonoros. Depois, e gradualmente, identifique alguns registos que se destacam, que se impõem. Mais tarde, mova a sua atenção para os sons de fundo que soam quase imperceptíveis. Por fim, integre todas as experiências sonoras adquiridas e construa uma paisagem sonora — a sua paisagem sonora — e deixe-se integrar neste espaço único.
- Abra os olhos e contemple a imagem. Observe cada pormenor das formas, avalie as cores, aprecie as harmonias formais. Procure estabelecer relações entre as formas e a paisagem sonora; deixe que o tempo sonoro dialogue com o espaço visual e, consequentemente, crie uma amplitude sensorial completa.
todos os lugares, no mapa →
© Pedro Brito — todos os direitos reservados ·
info@pedrobrito.eu